Se você é um otaku novo, e quer saber todos os tipos de gênero e decidir qual é o seu favorito, eu vou te explicar.
ALERTA!! – Irá ter gêneros para maiores de 18 anos que envolvem… saliências…
1. Shounen
Shounen é um dos gêneros mais conhecidos, é um dos mais comercializados e são muito famosos. O Shounen é visado para o público masculino, entre a faixa etária de 8 a 16 anos, em que o personagem principal na maioria das vezes, é um menino.
Exemplos:
- Naruto
- One Piece
- Dragon Ball
2. Shoujo
Shoujo é visado para o público oposto, para as mulheres, também entre a idade dos 8 ate os 16 anos, com uma protagonista da mesma idade que vai crescendo com a leitora.
O estilo do Shoujo é o foco no romance, tem um desenvolvimento emocional incrível e o estilo visual não tem nada a desejar, muito bom… ate pq é o básico né.
Exemplos:
- Sailor Moon
- Sakura Card Captor
3. Komodomusuke
Kodomomuke é o primeiro contato que as crianças podem ter com um mangá e um anime. Esse gênero é visado ao público infantil, entre 0 a 9 anos. Personagens que tem a estética fofa e animalesca são mais comuns nesses estilos.
Exemplos:
- Hamtaro
- Meus Vizinhos Yamada
4. Seinen
Seinen é o nivel mais pesado do Shounen, normalmente na maioria dos mangás shounen acabam virando seinen por causa que o enredo vai se aprofundando em questões mais adultas. Sua faixa-etária é recomendada para maiores de idade.
Temas abordados nessa obra também são mais densos, tratando-se de guerras pesadas, política, cenas de luta explícitas e sanguinária, relacionamentos românticos com maior “amadurecimento” (Lá ele), cenas de sexo (LÁ ELEH) e ficção-científica. O aparência dos personagens tendem a serem mais realistas, com mais detalhes e sombreamento.
Exemplos:
- Berserk
- Akira
- Code Geass
5. Josei
Já o Josei é um Shoujo para maiores de idade também, focando no público feminino maior de idade. O Josei amplia questões abordadas dos enredos de Shoujo, agora a protagonista está na universidade, com trabalho e um relacionamento mais sério e maduro também, com questões adultas que toda mulher passa. Também há mais cenas de sexo.
Exemplos:
- Hapi Mari
- Paradise Kiss
6. Mecha
Um dos mais amados gêneros em anime e mangá é o mecha que, basicamente, são um tipo que mostram robôs gigantes batendo em outras coisas gigantes, como kaijus e aliens. O mecha ficou muito popular entre as décadas de 80 a 90, com a popularização de animes como Evangelion no ocidente. Não é preciso falar também que o gênero se mistura com a aventura, ação, ficção-científica e até sobre saúde mental.
Exemplos:
- Darling In The FranXX
- Evangelion
7. Slice Of Life
Slice of Life é um gênero que mais fala sobre o cotidiano e a rotina dos personagens. O gênero vem se popularizando por conta de animes que mostram sobre isso ou mostram mais sobre o dia-a-dia dos personagens.
Exemplos:
- Horimiya
- Sussurros Do Coração
8. Harém
Provavelmente você já ouviu falar durante uma aula de História, em que os ricos e padres tinham seu harém particular que consistia de esposas, filhas e concubinas. Contudo o gênero no anime e mangá desenvolve um pouco mais esse conceito.
Harem esteve presente em muitos animes japoneses, mangás, light novels e depois explodiu ainda mais na década de 1990 com simuladores de namoro voltado para homens. Normalmente os animes Harém envolve um protagonista masculino que tem mais de 5 esposas.
Exemplos:
- High School DxD
- The Quintessential Quintuplets
- Date A Live
9. Isekai
A tradução de Isekai é literalmente “outro mundo”. Nessas histórias, o protagonista é transportado para outro mundo ou universo, normalmente via tecnologia ou magia, após morrer e reencarnar, ele é transportado. Às vezes, o protagonista pode voltar ao seu mundo original ou permanecer no local. Nele, o protagonista também precisa sobreviver e conhecer novas pessoas. Mas, normalmente a vida é mais difícil, pois é uma vida com monstros que normalmente tem a intenção de te levar de arrasta pra cima.
Exemplos:
- Isekai Wa Smartphone
- No Game, No Life
10. Idol
Idol é o gênero que trata sobre personagens que fazem parte de um grupo de pop. Com a crescente popularidade de grupo de k-pop e j-pop, esse gênero voltou a ter a sua antiga popularidade. Normalmente o enredo contém cenas musicais e dramáticas, contando a vida pessoal dos integrantes.
Na minha opinião, é um gênero bem chatin pra assistir.
Exemplos:
- Oshi No Ko
- Perfect Blue
11. Yokai
Youkai é o termo japonês que significa “monstros” famosos, estranho. Muitos Shounen tem enredos baseados em derrotar ou capturar monstros e que normalmente também tem o aspecto de terror neles.
Exemplos:
- Demon Slayer
- Dororo
12. Ecchi
Ecchi em japonês significa “sexy” ou “safado” o que já explica muito sobre esse gênero. Mangás e animes Ecchi normalmente…NORMALMENTE….contém um protagonista masculino cercado por personagens do sexo oposto, quase igual ao Harem. O gênero Ecchi mexe com o que é inapropriado e é um dos gêneros que popularizou o termo “panty shot” em que a imagem foca na calcinha da personagem que é levantada por forças externas (vento) ou pelo próprio protagonista.
Parece o Brook: Posso ver a sua calcinha???
Exemplos:
- Highschool of the Dead
- Shokugeki no Souma
13. Yaoi
Yaoi seria o motivo de discussão entre os Homofóbicos, dessa vez a história também conta com questões sobre como a sociedade vê o relacionamento de dois homens. Há também cenas de sexo explicitas.
Exemplos:
- Between Love
- Have and Affection
14. Yuri
Mais voltada as questões ainda mais voltadas para como a sociedade olha para um relacionamento de duas mulheres. Também tem varias questões sobre o fetichismo do relacionamento lésbico e como homens tratam mulheres lésbicas.
Exemplos:
- Yuri!!! on Ice
- Angel Beats
15. Hentai
Antes de mais nada, sim, vamos falar sobre Hentai, até porque é um gênero e talvez um dos mais populares na internet. O gênero ainda é um motivo de zueira para a sociedade e é basicamente o que fez muitos otakus serem vistos como pessoas pervertidas, mas o Hentai, recebe esse nome pela quantidade de cenas de safadezas explícitas dentro de uma obra e por isso não podem serem inseridos, por exemplo, em Joseis ou Seinens. Mas é só o início da ladeira.
Exemplos: EU ME RECUSO A COLOCAR AQUI.
Espero que tenham gostado dessa explicação dos gêneros dos animes, e eu tive uma agonia imensa na hora de escrever os gêneros mais adultos e safados…
Caso esteja interessado em recomendações de animes, cliquem aqui.
Ou esteja interessado em recomendações de jogos, cliquem aqui.
A maioria dos gêneros podem ser assistidos pela Crunchyroll
E nos diga qual gênero de anime que você mais gosta nos comentários.