Boa tarde, hoje eu irei citar a ordem cronológica dos jogos mais famosos da Santa Monica, a franquia de God Of War, esse post é útil justamente para as pessoas que querem zerar o jogo na ordem certa, então, se esse for o seu intuito, nós iremos te ajudar.
1. God Of War: Ascension
God of War: Ascension é um último jogo lançado para o PlayStation 3 e é considerado o primeiro jogo na ordem cronológica.
O jogo conta a história de como Kratos quebrou seu juramento com Ares, o antigo Deus da Guerra. Durante a trama, Kratos descobre que a única forma de terminar seu laço com Ares é derrotar as três Fúrias: Megera, Tisífone e Alecto.
Kratos tem a mente manipulada pelas Fúrias algumas vezes, mas consegue sair com a vitoria graças a ajuda de Orkos, o filho das Fúrias.
Infelizmente para Orkos, as Fúrias fizeram seu corpo como o selo para juramento de Ares e Kratos. No fim, Kratos precisa matar a única divindade que o ajudou verdadeiramente
2. God Of War: Chains Of Olympus
God of War: Chains of Olympus apresenta os fatos anteriores do primeiro jogo da série.
O jogo começa inicia com Kratos procurando o Hélio: A Personificação do Sol para evitar que a névoa de Morfeu fizesse o mundo inteiro ficar em um sono profundo.
Kratos vai até o submundo e chega aos Campos Elíseos, onde as almas puras descansam. Kratos abdica de seus poderes para ficar com sua falecida filha, Calíope.
Após ele abrir mão dos seus poderes, Kratos descobre que era tudo um plano de Perséfone, a esposa de Hades: O Deus do Inferno, cujo o objetivo era soltar o titã Atlas, fazendo com ele não segurasse mais o Monte Olimpo e no processo matasse todos, incluindo a própria Perséfone e as almas presentes nos Elíseos.
3. God Of War
A boa parte da história é contada em um flashback, com Kratos saltando da montanha mais alta da Grécia inteira, e os fatos apresentados se passando antes desse momento, explicando a história, as motivações de Kratos e como ele fez o pacto com Ares, após estar prestes a perder uma batalha contra os bárbaros do oeste.
O ponto verdadeiro crucial é de quando Kratos ataca uma cidade e após matar várias pessoas dentro de um templo, ele percebe que as suas últimas vítimas são a sua esposa e a sua filha. O oráculo da cidade faz com as cinzas da família de Kratos se torne a sua nova pele, gerando o apelido de Fantasma de Esparta.
No decorrer da história é visto que Ares colocou a família de Kratos no vilarejo para que Kratos perdesse qualquer vínculo com a humanidade e se tornasse o guerreiro perfeito.
Kratos descobre sobre a Caixa de Pandora, e que existe um poder capaz de fazer um humano matar um deus. Após andar pelo deserto, escapar de todas armadilhas do Templo de Pandora, ele consegue a Caixa, mas acaba sendo morto por Ares, indo parar no mundo dos mortos.
Kratos abre a Caixa de Pandora, e consegue o poder necessário para derrotar Ares, mas, libera os males pelo mundo, ele mata Ares, e na cena final, Atena diz para Kratos, que há um posto de deus livre, o posto do Deus da Guerra.
4. God Of War: Ghost Of Sparta
Esse jogo apresenta outra história ligada ao passado de Kratos e a sua família. Dessa vez conhecemos a sua mãe e também o Deimos, seu irmão desaparecido.
Após receber uma informação de um oráculo que o fim do Olimpo seria causado por um guerreiro com uma marca, Ares e Atena fazem uma visita ao mundo mortal e sequestram o Deimos, enquanto ele era criança para evitar que a profecia acontecesse.
Com a missão cumprida os deuses vão embora e deixam Deimos sob a tutela de Thanatos: O Deus da Morte para ser torturado pela eternidade.
No presente, o Kratos vai até o templo de Poseidon na Atlântida, e descobre que a sua mãe ainda estava com vida, mas no meio de uma conversa, ela se torna um monstro e Kratos precisa mata-la. Após a luta, o espartano descobre que Deimos está no reino de Thanatos.
Deimos não perdoa o Kratos por demorar tanto para resgatá-lo e após a sua conversa, os dois lutam. O Kratos vence, os dois fazem as pazes e enfrentam o Thanatos, mas, infelizmente, Deimos morre no combate.
5. God Of War: Betrayal
Aqui, Kratos é acusado de matar Argos por um assassino não identificado em uma tentativa de fraturar ainda mais seu relacionamento com o Olimpo.
Mais tarde, Zeus envia um mensageiro para acabar com a destruição contínua de Kratos. O espartano responde o com violência, mais uma vez desafiando os outros deuses.
Betrayal deixa os jogadores com esta mensagem, estabelecendo os eventos que virão em God Of War 2: “Em breve, a ira de Zeus cairia sobre Kratos”.
6. God Of War II
Após assumir o posto de Deus da Guerra, Kratos ataca as cidades protegidas por outros deuses. Durante o ataque à cidade de Rhodes, Kratos perde os seus poderes ao colocar toda sua energia na famosa Lâmina do Olimpo, que foi enviada como um “presente” por Zeus.
Kratos é jogado ao submundo e salvo por Gaia, uma das únicas titãs sobreviventes da grande guerra contra os deuses e os dois decidem fazer uma aliança.
O fantasma de esparta vai ao encontro das Irmãs do Destino, responsáveis por controlarem o tempo. Dessa forma, Kratos poderia voltar no tempo e evitar a maldita traição de Zeus.
Durante a sua jornada, Kratos reencontra Atlas novamente. O titã não queria cooperar, mas o ódio pelos deuses era maior que o ódio por Kratos e assim cede um pouco de seu poder ao espartano.
Kratos mata as Irmãs do Destino e volta no tempo para impedir que Zeus tome os seus poderes. O Kratos descobre que Zeus é seu pai e após vencer aquela batalha, Kratos volta no tempo mais uma vez para trazer os Titãs mortos para o presente.
7. God Of War III
God of War III já começa com os titãs escalando o Monte Olimpo para enfrentar os deuses. Durante essa primeira batalha, Kratos mata o Poseidon, o que gera um cataclismo, contando com inúmeras inundações.
Kratos vai parar no submundo, porém desta vez, com o objetivo de enfrentar Hades. Em certos pontos, o jogo apresenta alguns easter eggs, como a possibilidade de ver o corpo de Perséfone em uma sala.
A lista de baixas no Olimpo aumenta: desta vez Hélio, Hermes, Hércules, Hefesto, Hera e Cronos entram no Time do Vascão. O espartano está à procura de Pandora que é a detentora do segredo para acabar com Zeus.
Zeus e Kratos lutam no interior de Gaia até que o Kratos empala Zeus com a sua espada junto do coração de Gaia, matando ambos.
8. God Of War (2018)
God of War lançado para PlayStation 4 em 2018, é a sequência dos outros jogos. Agora, Kratos está em um contexto novo na mitologia nórdica, afinal, não sobraram muitos deuses no Olimpo e, além disso, ele mantém todas as lembranças do que aconteceu na Grécia.
Kratos tenta viver pacificamente, longe dos fantasmas do seu passado, mas após a morte da sua nova esposa, decide realizar seu último desejo e jogar as suas cinzas do ponto mais alto dos nove reinos. Para isso ele precisa preparar o seu filho – Atreus, para uma longa jornada. Contudo, um dia, eles são atacados inesperadamente por um homem misterioso que parecia não sentir dor.
9. God Of War: Ragnarok
O mais recente jogo da franquia, ele se passa três anos depois do God of War (2018), como os Nove Reinos perto do final do Fimbulwinter e o início de Ragnarök.
Muitos personagens do jogo anterior retornaram, assim como alguns novos e importantes personagens, como o patriarca nórdico Odin e seu filho Thor.
God of War: Ragnarok continua focado nas aventuras de Kratos e Atreus, especialmente no mais novo, e explora suas identidades e os poderes recém-descobertos. Na pele dos dois personagens, você atravessará todos os Nove Reinos e o Reino entre os Reinos em uma jornada pessoal de identidade, em uma busca de sobreviver ao Ragnarok.
Espero que você tenha gostado desse post, e espero que ele seja útil para você, que quer jogar na ordem certa.
A informação sobre a maioria desses jogos, vieram da querida PlayStation.
Caso esteja interessado em recomendações de Jogos no mesmo estilo de God Of War, Clique Aqui.
E nos fale o seu God Of War favorito nos comentários.